sábado, 5 de maio de 2012

VAGEM


Vagem
Vegetal de baixo valor calórico, a vagem contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, vitamina A e vitaminas do Complexo B em menor quantidade. O Cálcio e o Fósforo ajudam na formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental e, o Ferro está intimamente ligado à formação do sangue. A vitamina A é indispensável à boa visão, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas. Outra qualidade da vagem é agir como estimulante das funções intestinais porque apresenta em sua constituição um pouco de celulose. Quando de boa qualidade, deve ser de cor brilhante, tenra e quebradiça. Vagens frescas cedem à pressão da unha e não são moles e nem escuras nas extremidades. Quando conservadas em geladeira podem permanecer em boas condições por uma semana. Uma vez escolhidas, as vagens devem ser lavadas e, em seguida, com o auxílio de uma faca, remove-se o fio ao longo dos dois lados da seguinte maneira: faça um talho em cada extremidade e num só movimento puxe o fio. Para o cozimento deve-se colocar água o suficiente para cobrir o fundo da panela, porque a vagem é um vegetal que libera muita água enquanto cozinha.
Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

Como conservar

AS vagens escaldadas podem ser congeladas sem prejuízo algum para suas características. Para tanto retire as pontas e fios, corte em pedaços, escalde por 2 minutos, resfrie, acondicione em sacos plásticos e coloque no freezer. Sai direto do freezer para o cozimento até ficar no ponto.


Como consumir

Quando for consumi-la em saladas é aconselhável que cozinhe no vapor pois as vitaminas ficarão dissolvidas na água do cozimento. Quando utilizada em sopas e molhos não há problema de cozinhála no próprio caldo pois as vitaminas e sais ficão dissolvidas no caldo que será consumido.

Dicas

Para quem come muita carne e açúcar é o alimento regulador ideal pois as fibras fazem uma verdadeira faxina no organismo.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/


As espécies mais conhecidas são:
Vagem-manteiga: comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 cm de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso e longo dos lados.



Vagem-comum: tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser mais bem aproveitada.


Vagem-torta (ervilha-torta): variedade da vagem-comum, de cor verde-claro, larga e fina, com sementes pequenas. Muito macia e saborosa.


Vagem-de-metro: é mais roliça que a vagem comum, de cor verde intensa e espessura fina.



Como Comprar e conservar a vagem
 Ao comprar a vagem, escolha as de cor verde brilhante, sem áreas descoloridas; sua forma deve ser regular e sua textura não dura demais: tem que partir-se ao dobrar-se; se as pontas se juntam com facilidade, não são frescas. As de melhor qualidade são as de sementes pouco marcadas. Para saber quanto comprar, calcule que 1 ½ kg é suficiente para quatro pessoas. Devem ser guardadas na parte de baixo da geladeira, num saco plástico perfurado, por no máximo cinco dias. Para congelá-las, deixe de molho em água fervente por três minutos, logo antes de cortá-las (se o corte é longitudinal), ou logo depois (se o corte é transversal). A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira, em recipiente tampado. Una boa opção é comprá-las em conserva, inteiras ou já cortadas, já que mantêm todas suas qualidades.

Culinária e Truques
As fibras das vagens não são digeríveis cruas, por isso convém retirar os fios laterais e cozinhá-las antes de preparar qualquer prato.  A água de cozimento das vagens, bebida em jejum, ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue.


O modo mais simples de cozinhar as vagens é em água fervendo, e adicionar o sal no final do cozimento, para que não fiquem duras. Para que fiquem bem verdinhas, junte uma colherinha de açúcar à água de cozimento e deixe a panela destampada. Ou acrescente algumas folhas de alface durante o cozimento. Também podem ser cozidas no vapor: é mais rápido, e os nutrientes não são dissolvidos na água.

Dicas para servir:

- temperadas e acompanhadas de batatas e cebola;

- refogadas com presunto e alho;
- refogada na manteiga;
- frias com maionese ou vinagrete;
- com molho de tomates, presunto, pimentão;

http://saudesemgluten.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário