domingo, 6 de maio de 2012

BETERRABA


Nome científico: Beta Vulgaris


A beterraba é originária da Europa, e seu período de safra é de agosto a fevereiro. A beterraba é considerada o vegetal mais doce, e suas folhas são ricas em nutrientes. Este legume é rico em açúcar, e sua raiz pode apresentar duas colorações, branca ou vermelha. Da parte branca se extrai o açúcar, e a parte vermelha é mais utilizada na alimentação como hortaliça.

A beterraba apresenta uma cor vermelho-arroxeada, devido à presença dos pigmentos betalaínas, que são importantes antioxidantes. Diferente do que muitos pensam, a beterraba não é fonte de ferro, contém apenas, cerca de 0,8mg de ferro em sua composição, por isso, não pode ser definida como fonte.

Estudos comprovam que na beterraba são encontradas altas concentrações de nitrato, que tem o poder de abrir os vasos sanguíneos do corpo, melhorando o fluxo do sangue e do oxigênio.  Esta melhora da circulação sanguínea leva à diminuição dos riscos de AVE (acidente vascular encefálico), além de combater a demência, transtorno que leva ao comprometimento do cérebro, afetando a memória do indivíduo.

Esta hortaliça contém vitaminas A, B1, B2, B5, e C. No entanto, as propriedades da vitamina C da beterraba são melhores absorvidas no organismo, quando consumidas cruas, A beterraba apresenta ainda minerais como o cálcio, cloro, sódio, e fósforo. Possui também o silício, que é parte integrante do colágeno; o zinco, que auxilia os tecidos cerebrais, juntamente com o ferro e o cobre que ajudam na formação de glóbulos vermelhos; o potássio e o manganês, que fortalecem e regulam as  glândulas de secreção interna. Apesar de ter açúcar em sua composição, a beterraba não é um alimento proibido para diabéticos, pois possui fibras que auxiliam no controle da glicemia. A inclusão ou exclusão de algum alimento depende de cada caso, avaliado pelo médico e pelo nutricionista que acompanham o diabético.


Na gastronomia, a beterraba pode ser usada em diversas preparações. Pode ser consumida em forma de bolo, sucos, saladas, sopas, purês, em preparações com leite e em diversas outras. O suco feito com beterraba, aumenta a resistência física, é considerado tônico e diurético, combate a litíase renal, pois descongestiona as vias urinárias.

Na hora da aquisição deste legume, é necessário estar atento as principais características, observar se o corpo da beterraba está intacto, apresentando cor vermelho intenso, sem rachaduras, e folhas com aspecto liso e brilhantes. Assim, o consumidor estará adquirindo um alimento com melhores qualidades nutricionais.


Beterraba


Mas lembre-se que, para cozinhar a beterraba, você nunca deve descascá-la antes. Sem a pele, ela desbota, perde seus nutrientes e fica aguada.As folhas da beterraba também são consumidas, cruas ou cozidas.A beterraba é muito rica em vitaminas e sais minerais.Os nutrientes se concentram mais nas folhas, mas a raiz também tem vitaminas A, B e C (esta última só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é comida crua). Além disso, ela tem ainda cálcio, ferro e açúcar, que lhe confere o seu sabor adocicado. 

Escolha beterrabas de cor bem forte e tamanho médio, de 5 a 7 cm de diâmetro, pois são as de melhor sabor e de consistência mais macia - as muito grandes ficam um pouco aguadas depois de cozidas. A casca deve ser lisa e uniforme, sem manchas ou rachaduras. Também é importante que as folhas sejam brilhantes * viçosas sinal de que legume está fresco.

Lave bem a raiz sob água corrente, usando um escova macia. Tome cuidado para não romper a casca da beterraba, que é muito fina.As folhas da beterraba devem ser consumidas rapidamente porque estragam com muita facilidade. A raiz, colocada em saco plástico, conserva-se na gaveta da geladeira durante 5 ou 6 dias. A beterraba cozida pode ser conservada por um período maior se for colocada num molho de vinagre ou de azeite. Também pode ser congelada depois de passar por um tratamento especial.
Fonte: www.horti.com.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário